terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CATIVEIRO

Cativeiro é um local onde se mantém alguém em carcere privado. No caso dos negros escravos, o cativeiro era geralmente a senzala(WIKIPEDIA).
A criação de animais em cativeiro pode levá-los a apresentar comportamentos não tão naturais quanto aqueles apresentados em natureza, uma vez que o cativeiro oferece aos animais um ambiente diferente daquele para o qual eles estão adaptados.(FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO).

Ainda que a escravidão foi banida pela Lei Áurea, há mais de cem anos atrás, ainda existem rincões neste Brasil afora que amargam resquícios desta prática deplorável. Mas a humanidade já evoluiu bastante. O próximo passo agora é acabar com a escravidão dos animais. Mas aí existe um grande obstáculo.

O problema é que, estranhamente, o conceito muda quando é prática comum de pessoas com devaneios puramente egoístas, na contramão dos princípios morais. Para alguns (ou muitos), criar animais em cativeiro é uma forma de ajudar na preservação destas espécies ou, de forma mais absurda, para que sejam apenas animais de estimação.
Será que é isso mesmo? Não seria melhor unir os esforços na preservação dos habitats naturais, grandes áreas onde estes mesmos animais se sentiriam LIVRES? Não é melhor estimar pessoas - princípio do primeiro mandamento do cristão - que já são escravizadas pela exclusão social?

Será que domesticar animais não é uma forma subliminar de prender os mesmos, para que fiquem à disposição do "dono", da mesma forma que ficavam os negros da senzala?
Será que um canário confinado não deve prestar serviços de assobiar para seu "dono"?
Será que um cachorro (lobo domesticado), que teve seu território demarcado pelo homem agora, que deve abanar seu rabinho incondicionalmente, não perdeu sua liberdade?
Será possível criar todos os animais, ameaçados de preservação, em cativeiro?...

Nós precisamos rever urgentemente os componentes do nosso caráter... pois HIPOCRISIA é exatamente isso: princípios e conceitos mudam de acordo com a conveniência, conforme a máscara da sociedade que nos cerca!
Penso que nenhum animal, seja qual for a espécie, não foi concebido para ser criado em cativeiro...

Nenhum comentário: